• Twitter
  • Facebook

Blog Memória Futebol


Os distintivos de futebol mais curiosos do mundo

Autor: Adriano Fernandes - 23/08/2011 Categoria: Adriano Fernandes   Comentários 1 comentários

os-distintivos-de-futebol.jpg

O escudo pode expor para o observador mais atento muito a respeito da identidade de um clube de futebol. É inspirado na riqueza de informação escondida em traços e cores deles que a editora Panda Books manda ao mercado no fim de agosto o livro "Os distintivos de futebol mais curiosos do mundo", trabalho assinado pelos jornalistas Luiz Fernando Bindi e José Renato Santiago Jr.

Santiago Jr. assumiu na metade o minucioso trabalho de "garimpo" do amigo Bindi, morto precocemente aos 35 anos em 2008. A missão era se debruçar na análise de escudos de todo o mundo para levantar histórias sobre história, política e cultura cravadas em detalhes visuais destes distintivos. O pesquisador então se apaixonou pela heráldica (a arte de estudo dos brasões) e encontrou um mundo rico de significados fora do Brasil e um festival de repetições nas criações nacionais.

"Os escudos dos times estrangeiros apresentam mais simbolismo. Cada cor, cada símbolo, cada traço tem um significado. Aqui o Brasil é muito pobre com relação a isso. Os escudos se repetem muito, formato, cores. Aqui mais se copiam distintivos de outros. Existem muitos iguais entre si. O São Paulo, por exemplo, tem três ou quatro variações do escudo", diz Santiago Jr, fã dos escudos do Benfica (internacional) e Juventus da Mooca (nacional).


 

 

Bahia anuncia desligamento de Jobson de seu elenco profissional

Autor: Adriano Fernandes - 23/08/2011 Categoria: Adriano Fernandes   Comentários Nenhum comentário

jobson-01.jpg

Durou pouco mais de três meses a passagem de Jobson pelo Bahia. Nesta segunda-feira, em nota divulgada no seu site oficial, o time anunciou o desligamento do atacante do elenco profissional de sua equipe.

De acordo com a nota, o desligamento dá-se "em virtude de uma série de falhas no cumprimento de regras e horários na rotina de treinamentos, concentrações, viagens e jogos, o que vinha causando constrangimentos a todo corpo de trabalho do clube".

Jobson já havia sido punido pelo técnico René Simões na partida diante do Santos, neste domingo. Após não cumprir o horário da apresentação dos jogadores para a partida, o atacante foi excluído da convocação para esta partida. O fato, inclusive, incomodou o treinador, que disse ser necessária uma medida forte para puni-lo.

A reunião que selou seu destino no clube nordestino teve como participantes o presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho, o gestor de futebol do clube, Paulo Angioni, e o técnico René Simões. Assim, o jogador, que já passou pelo Atlético-MG neste ano, deixa o Bahia como artilheiro do clube no Brasileirão, com seis gols marcados.

fonte: Portal IG 22/08/2011 - 19:02



 

 

Pica-Pau?

Autor: José Renato - 23/08/2011   Comentários Nenhum comentário

ricardo-teixeira.jpg

Em meio a tantos rumores sobre as relações de Ricardo Teixeira com a Globo, um dado concreto: o adiamento para o dia 8 de setembro do clássico entre Corinthians e Flamengo deixa a praça do Rio de Janeiro sem futebol na quarta-feira, dia 7, à noite.

A menos que o jogo entre Cruzeiro e Fluminense, em Minas, marcado para o Dia da Independência, mas às 16h, seja remarcado para às 21h50.

Aguardemos.

ATUALIZAÇÃO- Como era de se prever, Cruzeiro e Fluminense passou para às 21h50, e não mais em Sete Lagoas, mas em Uberlândia.

E o jogo do São Paulo, marcado para dia 8, às 20h30, contra o Galo, foi antecipado para às 18h, para tentar evitar encontros com a torcida do Corinthians.

por Juca Kfouri em 19/8/2011



 

 

Aniversariantes do dia 23 de agosto

23/08/2011 Categoria:   Comentários Nenhum comentário

ceilandia.jpg

Curumins EC - O Curumins é um time de futebol amador da cidade de Belém, no estado do Pará. Foi fundado em 1985 e suas cores são vermelho e branco. A palavra curumins, originaria do tupi, significa crianças indígenas.

EC Caratinga - Afastado do futebol profissional faz alguns anos, o Esporte Clube Caratinga é um dos mais antigos e maiores clubes da região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Fundado em 1917, suas cores são vermelho, preto e branco.

SERC de Chapadão - Aqueles tempos mágicos que o clube viveu, nos anos de 1999 e 2000, parecem não voltar mais, depois se sagrar bicampeão estadual, a equipe da cidade de Chapadão do Sul, foi rebaixada para segunda divisão do campeonato sulmatogrossense e retornou apena no ano de 2010. Fundado em 1981, o clube nasceu antes mesmo que o próprio município, que viria a ser emancipado somente em 1987.

Amadense EC - Um dos mais tradicionais clubes do interior sergipano, o Amadense leva este nome em uma tentativa de homenagear o finado escritor baiano Jorge no Amado. Jorge Amado, que nem sergipano era, ajudava financeiramente o clube na disputa do campeonato estadual. O clube está sediado no município de Tobias Barreto, foi fundado em 1981e tem as cores verde e branco e seu maior rival é o 7 de Junho.

Cruzeiro do Arraial - Sediado no famoso bairro do Arraial, o Cruzeiro é uma equipe de futebol amador de Limoeiro do Norte-CE. Inspirada no clube mineiro de mesmo nome, o escudo e cores são as mesmas do clube mineiro, a equipe cearense nasceu no ano de 1989.

Semeando Cidadania Ltda – Com o propósito de tirar garotos da rua e formar bons cidadãos através do futebol, Nadinho,ex vereador de Rio das Pedras, criou o projeto semeando cidadania em 2006. Suas cores são azul e branco. Disputa a terceira divisão do Rio de Janeiro.

Ceilândia EC - Fundado em 1979, a equipe pertence à cidade satélite de Ceilândia, no Distrito Federal e disputa a elite do futebol brasiliense.

 

No cenário internacional, o destaque vai para o clube francês Mônaco. Fundado em 1924, a equipe é uma das mais tradicionais da França.



 

 

Zico diz que só falta assinar para comandar Iraque na luta pela Copa de 2014

Autor: Adriano Fernandes - 23/08/2011 Categoria: Adriano Fernandes   Comentários Nenhum comentário

zico-01.jpg

Zico já concordou com os termos do contrato e está perto de assumir um acordo para ser  treinador do Iraque, segundo revelou o próprio treinador à agência Reuters nesta segunda-feira.

“Está tudo acordado. Eu e meus advogados enviamos um contrato de rascunho para lá (Iraque) e tudo foi aprovado. Agora só falta assinar o contrato”, disse Zico.

O ex-meia da seleção brasileira e do Flamengo comandará o Iraque na luta pela classificação para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

O ex-jogador tem uma boa experiência fora de campo. Zico já dirigiu a seleção do Japão e foi coordenador da seleção brasileira, além de ter trabalhado como técnico no Fenerbahce, da Turquia, no  CSKA Moscou, da Rússia, e no grego Olympiakos. Em 2010, ele ficou ainda quatro meses como  diretor de futebol do Flamengo.

fonte: UOL 22/08/2011 - 18:36



 

 

Homenagem do Corinthians aos ex-jogadores

Autor: Adriano Fernandes - 23/08/2011 Categoria: Adriano Fernandes   Comentários Nenhum comentário

corinthians-democracia.jpg

No último sábado (20) o Corinthians homenageou  um dos períodos mais importantes de sua história: a Democracia Corinthiana.

Marcaram seus pés na Calçada da Fama do Memorial do clube, grandes nomes da história do clube, entre eles os jogadores Casagrande, Zenon e Ataliba.

O evento foi marcado por ilustres ausências de jogadores que optaram por não participar da homenagem - Em tempo, Sócrates, atleta de grande importância no período, que está internado desde o final da semana passada, já tinha declinado de fazer parte do evento.



 

 

Números e dados após a 18ª rodada

22/08/2011 Categoria:   Comentários Nenhum comentário

brasileirao-serie-a.jpg

1) Após a décima oitava rodada, o Campeonato Brasileiro acumula 178 partidas, totalizando 470 gols, logo uma média de 2,64 gols por partida. OBS - Fica a possibilidade de no próximo final de semana chegarmos ao gol número 500 do campeonato ! 

2) Na décima oitava rodada, foram marcados 23 gols, ou seja, em 10 jogos média de 2,3 gols por partida, nestes 10 jogos, metade dos jogos terminaram empatados. E nos outros cinco jogos três donos da casa venceram e dois ( Corinthians e Bahia ) perderam.

3) Nesta rodada o Santos venceu pela primeira vez fora de casa, anteriormente eram 7 jogos, com 6 derrotas e um empate. Agora são 8 jogos, 6 derrotas. uma vitória e um empate, logo o aproveitamento do Santos fora de casa é 16,67%.

4) O lider do Campeonato Corinthians tem dois momentos distintos neste campeonato: Do começo do campeonato até o dia 20 de Julho foram 10 jogos, 9 vitórias e um empate, aproveitamento de 93,3% e do dia 24 de Julho até 20 de agosto foram 8 jogos, 2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, logo o aproveitamento foi de 37,5%. Das 11 vitórias do Corinthians no Campeonato 8 foram por diferença de 1 gol, ou seja, 72,7%.

5) Neste mês de Agosto o Palmeiras ainda não venceu no Brasileirão: foram 5 jogos, 4 empates e uma derrota. Aproveitamento de 26,26%

6) Dos 20 times deste campeonato apenas o Grêmio tem média de gols inferior a um gol por partida, foram 17 jogos e 16 gols marcados.

7) O Atlético GO é o único time da competição que tem saldo de gols Zero, marcou 20 e sofreu 20. 

8) Os seis primeiros do Campeonato são do eixo RJ - São Paulo e os quatro últimos do campeonato começam com a letra A.

9) Das 178 partidas do campeonato até aqui 130 terminaram com vencedor e 48 foram os empates, ou seja, 73% de jogos com vencedores e 27% de empates.  

10) Destes 48 empates - 10 foram 0 a 0, 24 foram 1 a 1, 13 foram 2 a 2 e apenas um 3 a 3. 

11) Destas 125 vitórias - 

Diferença de golsFreqüência   

1gol65   

2 gols38   

3 gols18   

4 gols        06   

5 gols03   

Total130 

12) Das 130 partidas que terminaram com vencedores até aqui na competição, 85 foram dos donos da casa (65,7%)e 45 dos visitantes (34,6%).



 

 

Deus e o Diabo na terra do futebol

22/08/2011 Categoria: Roberto Vieira   Comentários Nenhum comentário

glauber-rocha.jpg

O exílio tem dessas coisas.

Você vai pra nunca mais voltar.

E muitas vezes não volta mesmo.

Existem os exílios políticos, definitivos.

Existem os exílios culturais, acadêmicos.

Os exílios de dentro da gente.

Assim era o exílio do mítico Glauber.

Subversivo para a direita.

Incompreensível para a esquerda.

Certa vez.

Assistindo um Bahia x Ypiranga com Jorge Amado.

Glauber notou os gritos da massa e os dirigentes na tribuna.

Glauber que resumiu a situação de forma inclemente:

"A História é feita pelo povo e escrita pelo Poder!"

Jorge Amado ficou rindo.

Os dirigentes ficaram de olho.

Glauber foi um caso de Deus e Diabo na terra do futebol.

Um intelectual acordado numa terra em transe.

Glauber que desejava a revolução.

Mas entendia que revolução é morte.

Morte é nada.

O nada é contra-revolucionário.

Muita gente não sabe.

Nem suspeita.

Mas Glauber Rocha imaginava em Garrincha

o Cinema Novo.

Um Cinema Verdade.

Galuber que cita Garrincha apaixonadamente

no seu livro 'Revisão Crítica do Cinema Brasileiro'.

Há 30 anos, Glauber observava as quintas de Sintra.

O castelo mouro nas alturas.

O sotaque português nas bocas.

Quando a morte lhe chegou de repente.

Nunca mais a Bahia.

Nunca mais o Rio de Janeiro.

Nunca mais Glauber Rocha.

Partia o Santo Guerreiro.

Brindava?

O Dragão da Maldade...



Paginação:  

Exibindo página 5 de 12 em um total de 93 registro(s).


Memória Futebol - todos os direitos reservados 2011

Ap1! Comunicação