• Twitter
  • Facebook

Blog Memória Futebol


Para o craque inglês, o ciclo de domínio brasileiro no futebol mundial acabou. E para você?

16/08/2011 Categoria: Rafael Porcari   Comentários Nenhum comentário

Autor: Rafael Porcari

Você concorda com essa afirmação abaixo?

“É o fim de uma era. O que eu tinha dúvidas em 2006, agora se confirma”

David Beckham, reproduzida pela FSP, 13/08/2011, Caderno Esporte, pg E3, após o jogo Alemanha X Brasil, sobre o atual momento da Seleção Brasileira.

Tudo é cíclico. O mundo tem idas e vindas. O que é impensável para nós pode ter sido comum a outras gerações. Na geopolítica econômica é assim: Os gregos foram hegemônicos durante um determinado período da Antiguidade; hoje, estão falidos! A Roma Antiga foi o maior império da humanidade, e hoje a Itália está numa pindaíba. Vemos atualmente esse fenômeno ocorrendo na economia americana. Por que não no esporte também?

Já tivemos o Basquete como segunda grande paixão do Brasileiro. Monteiro Lobato ousou questionar se um dia o Futebol superaria a Capoeira! E hoje, a capacidade técnica da Seleção Brasileira é questionada. Nossos craques são, de fato, craques? Nossos treinadores são grandes estrategistas? Nossas ações de marketing esportivo são eficazes?

Será que não estamos nos enganando e vivendo um grande engodo? O da crença que somos e sempre seremos os melhores do mundo?

O futebol foi criado pelos ingleses. O Brasil se destacou pela criação do drible, oriundo de lances de dança africana onde os jogadores negros utilizavam tal tática para fugir das faltas dos seus adversários brancos não aceitas pelos árbitros da época (embora, na Grã-Bretanha, os ingleses mais superiores aos escoceses jogavam o passing game X dribling game – mas é uma outra história).

O Uruguai com população diminuta ganhou 2 Copas. A Argentina no período da 2ª Grande Guerra tinha a melhor Seleção do Mundo, mas não tivemos Copa. A Hungria quase levou em 54. Holanda idem em 74. Levamos na Era Pelé 3 Copas, mas onde Pelé nunca jogou sozinho, pois tínhamos maravilhosos Nilton Santos, Garrincha, Carlos Alberto Torres, Tostão, Rivelino… Hoje temos André Santos, Jadson, Fred… Nossos amistosos eram contra os times de 1ª linha e/ou médios fortes. Hoje, preterimos a Espanha por Gabão. Nosso querido Paulista de Jundiaí, com o time comum que disputa a Copa Paulista, faz frente tranquilamente ao pobre país africano, caso desafia-se tal adversário.

Onde está o erro:

1-   Valorizamos demais jogadores comuns (um drible a mais e o cara virou craque);

2-   A safra é fraca; ou

3-   O treinador é ruim?

A única unanimidade: nossos dirigentes esportivos são péssimos! Não existe planejamento sério, prestação de contas nem responsabilidade social. O trabalho psicológico se resume a fazer os jogadores acreditarem que são os melhores do mundo, mesmo não sendo mais…


 

 

Aniversariantes do dia 16 de Agosto

16/08/2011 Categoria:   Comentários Nenhum comentário

Juazeiro Social Clube - Se você que acha a história do Paraná Clube bate recorde de fusões, está enganado. Em 1995, numa famosa cidade baiana, pra formar um time de futebol profissional, foi necessária a fusão de 8 times amadores. Porém, o clube já nasceu com uma super estrutura, de nível profissional. Juá, como é conhecido o clube do Vale do São Francisco da Bahia, se encontra na elite do futebol estadual na qual foi vice campeão em 2001.

CFA de Rondônia - Além da Ponte Preta, você conhece algum outro clube que tenha um macaco como mascote? Pois é, são poucos e o CFA faz parte dedeles. Fundado em 1999, o clube cuja sigla significa Clube de Futebol da Amazônia, foi campeão estadual em 2002 e logo desapareceu. sua sede ficava em Porto Velho, capital do estado.

Porto Alegre de Itaperuna - Não se assuste, esse Porto Alegre não tem ligação com a cidade gaúcha. No caso, era o nome de uma antiga fazenda onde foram dados os primeiros chutes na bola, em Itaperuna - RJ. Fundado em 1915, inspirado no flamengo, clube que inspirou multidões, tinha como cores do uniforme o vermelho e o preto.

Linhares FC - Com a extinção de uma das tradicionais equipes do Espirito Santo, o Linhares EC, em seu lugar para preencher a lacuna que ficou aberta no futebol da cidade foi fundado Linhares FC, em 2001. Suas cores, iguais as do extinto clube, são azul e branco. Porém, segundo contam seus dirigentes, a equipe não tem nenhuma relação com o finado clube.

Milionário de Campina Grande - O Milionário Futebol Clube, foi fundado no dia 16 de Agosto de 1969, tendo como primeira sede a garagem da casa de um dos fundadores, que ficava situada na Rua Aprígio Veloso no bairro de Bodocongó e tinha como cores o verde e o branco. A origem Milionário vem de uma música que fazia muito sucesso no final dos anos 60 e início dos 70. A música é toda orquestrada e tocada por um grupo de sucesso entre os jovens na época chamado Os Incríveis e a música inspiradora é "Os Milionários".

BANDEIRANTE DE BRODOWSKY- Na cidade de Brodowsky, no interior do estado de São Paulo, nasce o Bandeirante FC e posteriormente, em 14 de fevereiro de 1935, passa a se chamar Clube Atlético Bandeirante e tem como cores as mesmas cores da bandeira do estado de São Paulo, vermelho, preto e branco.



 

 

Fussball Pop Club

Autor: José Renato - 16/08/2011   Comentários Nenhum comentário

bayern-munique.jpg

Por: J.R. Lima

Rumo ao Allianz Arena, onde o Bayern de Munique manda seus jogos, a linha de metrô é a U-6. A estação, Fröttmaning. Na saída da estação, já dá para ver o “pneuzão”, que ficou lotado para o jogo entre dois velhos rivais, o Bayern e o Borussia Mönchengladbach -primeira rodada da Bunsdesliga. Muita organização, muito consumo e também muita fila na loja oficial do Bayern e nas lanchonetes da arena. Imagine se não fosse tudo tão organizado. Confesso que fiquei surpreso com o excelente número de torcedores do Borussia, já no metrô. Dentro do estádio, eles ficaram concentrados num dos cantos, em dois dos três níveis do moderno estádio – mais alguns espalhados, misturados com os do Bayern. Atmosfera incrível durante o jogo. Ambas torcidas cantando o tempo todo, só que os visitantes cantaram mais forte no fim, graças a uma trapalhada do goleiro Neuer e do zagueiro Boateng. Gol da vitória do Borussia, apesar do domínio do time da casa. No fim, torcedores do Bayern e do Borussia voltam pra casa, no mesmo metrô, sem brigas – algo impensável no Brasil. E olha que os caras do Borussia vão cantando . . .



 

 

O Samba da CBF doida

Autor: José Renato - 16/08/2011   Comentários Nenhum comentário

cbf-sorrissao.jpg

Por Juca Kfouri

O porta-voz da CBF passou as últimas 48 horas tentando minimizar o teor da denúncia feita pelo “Jornal Nacional”  no sábado passado.

Argumentou que se era para envolver Ricardo Teixeira na reportagem, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl,  também deveria ter sido incluído, um raciocínio tão surrealista que corre o risco de virar piada de brasileiro em Portugal.

Afinal, foi Teixeira quem autorizou que uma empresa fantasma, e de amigo seu, Sandro Rossell, intermediasse o amistoso entre Brasil e Portugal, no Distrito Federal, ao custo de R$ 9 milhões em dinheiro público.

Na tentativa de tornar menor o que é  sério e revela o gradual enfraquecimento de Teixeira, a assessoria de imprensa da CBF viu na  reportagem uma retaliação da TV  Globo por causa da mudança de horário dos jogos aos sábados, algo que de tão risível já nem mais piada é, mas apenas absoluta falta de noção.

Na verdade, a sensação é a de que, sem ter para onde correr, a CBF tenta fugir avançando, numa tática kamikaze que a torcida brasileira espera ver derrotada pelo bom jornalismo.

Comentário para o Jornal da CBN desta terça-feira.



 

 

Números e Dados do Brasileirão após a décima sexta rodada

16/08/2011 Categoria:   Comentários Nenhum comentário

1) Após a décima sexta rodada, o Campeonato Brasileiro acumula 158 partidas, totalizando 416 gols, logo uma média de 2,63 gols por partida.

2) Na décima sexta rodada, foram marcados 34 gols, ou seja, em 10 jogos média de 3,4 gols por partida, nestes 10 jogos foram 6 vitórias e 4 empates. Nos 6 jogos que tiveram vencedores: os donos da casa venceram todas.

3) Os seis primeiros colocados são do eixo Rio - SP, está condição está garantida até a próxima rodada, pois nenhuem so 12 times do campeonato que não são deste eixo pode se inserir neste TOP 6.  

4) Palmeiras é a equipe com a melhorer defesa do campeonato sofreu 11 gols até agora na competição.

5) Dos 30 gols marcados pelo Flamengo, a dupla Ronaldinho e Deivid marcaram juntos 17 gols, ou seja, 56,67%.

6) Entre os onze primeiros colocados do Campeonato, apenas o Figueirense nunca foi campeão brasileiro.

7) Os times do Estado de São Paulo nesta rodada disputaram 12 pontos, conquistaram apenas 2, ou seja, 16,6% .

8) O único invicto da competição e o Flamengo, não perdeu jogos nem em casa e nem fora de casa, além do Flamengo só o Palmeiras não perdeu jogos em casa, os outros 18 times já experimentaram derrotas em casa. E ainda dois times ainda não venceram fora de casa (Santos e América MG).

9) Das 158 partidas do campeonato até aqui 117 terminaram com vencedor e 41 foram os empates, ou seja, 74% de jogos com vencedores e 26% de empates.  

10) Destes 41 empates - 9 foram 0 a 0, 20 foram 1 a 1, 11 foram 2 a 2 e apenas um 3 a 3.

11) Destas 117 vitórias -

Diferença de golsFreqüência

1 gol58

2 gols35

3 gols15

4 gols  6

5 gols  3

Total117

12) Se o campeonato terminasse hoje todos os rebaixados teriam a letra A como iniciais- três Atléticos e o Avaí.



 

 

O Adeus de Manga

Autor: José Renato - 15/08/2011   Comentários Nenhum comentário

manga.jpg

Autor: Roberto Vieira. 

15 de agosto de 1968. Manga estava de partida. João Saldanha ameaçara com um revólver. Depois da vitória sobre o Bangu - Saldanha achava que Manga estava na gaveta. Manga e Gerson. Manga correu dos tiros a noite inteira. Pra bem longe do Botafogo. Saldanha que era uma fera de Saldanha. Em 10 anos de Botafogo. Manga não tinha um trocado no bolso. Afastado dos treinos. Tratado como venal. Manga inicia nova fase na vida. Durante seis anos iria assombrar o Uruguai. Seria campeão das Américas e do Mundo. O paredão do Nacional. Definitivamente fora da seleção de 70. O Botafogo? Começa sua fase descendente. Saldanha. Iria repetir na seleção. Todo seu repertório de virtudes e defeitos. Com pistola e tudo...



 

 

Aniversariantes do dia 15 de Agosto

15/08/2011 Categoria:   Comentários Nenhum comentário

alecrim-fc.jpg

Vasco do Sergipe - Em Aracaju, no ano de 1931, a fim de criar uma equipe que homenageasse um tradicional clube carioca de mesmo nome, um grupo de comerciários e bancários da cidade fundaram o Vasco. Na época, nasceu sob a denominaçao Vasco da Gama FC. Tetracampeão sergipano, o homonimo do clube do Rio de Janeiro se encontra licenciado das atividades profissionais.

Rio Cricket - Em 1872, como futebol ainda não era praticado no Brasil, os primeiros clubes passaram a desenvolver o cricket. Muito comum nos paises de colônia inglesa, o esporte é muito parecido com o baseball. Em nosso país, a Associação Atlética Rio Cricket, do Rio de Janeiro, foi um dos primeiros clubes a praticá-lo. O futebol, porém, só é praticado por essa associação em 1901. Apesar de ser um clube antigo não foi o primeiro a praticar o esporte bretão no país.

Iguaçu AGEX - Não diferente de outros clubes do interior do Paraná, o Iguaçu vive um sério drama, para se manter vivo e fugir das dívidas, o clube paranense muda pela terceira vez de denominação. Este ano como Iguaçu Agex, a equipe tenta recuperar sua hegemonia na segunda divisão paranaense. Foi fundado em 1976.

Alecrim - Em número de títulos o Alecrim é o terceiro maior clube do Rio Grande do Norte, depois do América e do ABC. Tradicional e cheio de glórias, o clube potiguar contou com um ilustre jogador. Café Filho, ex-presidente da República, defendeu a camisa e foi um dos fundadores do verdão, logo nos primeiros anos de existência do clube. Fundado em 1915, o esmeraldino está há mais de 20 anos sem ganhar um titulo estadual.

Piaui E.C. - Talvez, você que gosta de futebol, já deve ter ouvido ou lido a expressão "enxuga rato". A história se deve aos gritos de um antigo técnico do clube, que ao ver os jogadores dando show em campo, gritava "enxuga o rato,menino", numa referência ao Baião "Enxuga o Rato", de muito sucesso na época. Todavia, nos dias atuais, a situação não é mais a mesma. A 26 anos sem ganhar o estadual, o Piauizão Vibrante, como também é conhecido o clube, não vem encantando mais seus torcedores.

Astro - De volta a tela da Rede Globo, a novela "O Astro" foi quem influenciou na criação do time de Feira de Santana, terra do músico Bira, do Programa do Jô. Na época em que o clube foi fundado, em 1978, a novela fazia um enorme sucesso. Dentre os títulos que merecem destaques, estão o tetracampeonato de Feira de Santana e o bicampeonato feirense. 

Minas de São Joao del Rey - Em 1969, depois que várias equipes da cidade aderiram ao profissionalismo, foi a vez do Minas FC, um dos mais antigos clubes da cidade, também conhecido como o "Leão da Biquinha", foi fundado em 1916. Suas cores são azul e branco.

MV-13 - Nome estranho, não?! Segundo o presidente deste clube macapaense, o nome se deve ao local onde o clube está situado. MV, sigla de Mazagão da Várzea, bairro do município de Macapá e 13 se refere ao Km onde está localizado. Fundado em 1966, apesar de nunca ter disputado campeonatos no profissionalismo, a equipe jogou um amistoso que marcou a história do clube, em 1982, quando o Atlético-MG esteve na cidade, a equipe de cores bordo e branco o enfrentou de maneira amistosa e saiu com um empate em zero a zero.

Oratório - Como se já não bastasse, a cidade de Macapá tem mais uma equipe de nome diferente. Fundado em 1969, Oratório Recreativo Clube ganhou este nome porque foi fundado por um grupo de jovens católicos. Aliás, a história do clube é marcada pela religião cristã. Seus incentivadores, são padres. Suas cores, representando as cores de Nossa Senhora Aparecida, são azul e branco.

Atalanta de Tuntum - Falando em nomes estranhos, a cidade de Tuntum no Maranhão não pode escapar dessa, ainda mais quando um time daquela cidade completa aniversário. O Atalanta também teve sua fundação influenciada por um religioso, o Frei Ernesto Merelli, italiano de Bergamo, região onde está localizado o clube Atalanta, resolveu fundar uma equipe de futebol por aquelas bandas do maranhão,em 1983. Suas cores, pra ser semelhante as do clube italiano, são azul e branco.

Corinthians de Santo André - Além do fato de ter sido inspirado no timão, o Corinthians de Santo Andre é o mesmo de São Bernardo. Quando fundado o clube, no ano de 1912, a cidade de Santo André ainda era distrito de São Bernardo, alguns anos mais tarde, já na década de 40, com a emancipação do município, é que o clube passou a se chamar Corinthians de Santo André. suas cores são iguais as do Corinthians paulista: preto e branco. Assim como a equipe que o inspirou, o clube santandrense tambem jogou competições profissionais, quatro no total.

Santa Marina - Também dos primórdios do futebol paulista, o Santa Maria, ao contrário de centenas de clubes que surgiram naquela época, ainda resiste. Dentre as suas varias conquistas, a participação em competições profissionais é uma das que fala mais alto. fundado em 1913 suas cores são vermelho, azul e branco.

União Sportiva - Foi um clube dos primórdios do futebol paraense. Fundado em 1906, o União Sportiva, de Belém, capital daquele estado, esteve em atividade até o início da década de 60. Suas cores eram preto e branco.

Flamengo de Jaraguá do Sul - Clube inspirado num dos grandes do país. Fundado em 1992, o Flamengo catarinense, além do nome, tem o escudo e as cores iguais as do clube carioca e joga somente competições de carater amador.

Alta Floresta A.A. - Isso mesmo, ao contrário de muitos clubes em que o "Associação Atlética" vem antes do substantivo próprio, nesse clube vem depois. Quanto ao clube, como o proprio nome diz, é de Alta Floresta no Mato Grosso do Sul. Foi fundado em 1991 e no mesmo ano em seu primeiro campeonato, sagrou-se campeão profissional, jogando a segunda divisão estadual.

União Ferraria de Campo Largo - Embora jamais tenha participado de uma competição profissional, a equipe paranaense tem muito prestigio no interior do estado. Fundado em 1945, a equipe leva este nome por estar localizado num bairro chamado Ferraria, suas cores são vermelho e preto, fazendo lembrar o flamengo.

Cruzeiro Esporte Clube - Além do Palmeiras, Limoeiro do Norte-CE tem uma outra equipe inspirada num dos grandes do nosso país. Fundado em 1987 o Cruzeiro de Sucupira possui as cores e o nome igual ao do clube mineiro.

União de Itapecerica - Á princípio, este clube não tem nada a ver com algum grande do Brasil. Mas se olharmos o escudo, veremos uma semelhança com o São Paulo FC. hexacampeão, o clube mineiro dedica suas atividades ao amadorismo.  Foi fundado em 1938.

Cometa de Itapiranga - O Cometa é um clube amador e também utiliza as cores vermelho, preto e branco em seu uniforme. sua sede está na cidade de Itapiranga, na região de São Miguel do Oeste, na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tradicional em competições amadoras do estado de Santa Catarina, foi fundado em 1959.

S.E.R. Castelense - Com a desistência do Castelo e do Comercial, a cidade de Castelo ficou sem representante no profissionalismo. para fechar esta lacuna, em 2006 foi criado a Sociedade Esportiva e Recreativa Castelense, que hoje disputa a serie B do futebol capixaba e suas cores são amarelo, azul e vermelho.



 

 

O que me levou a Memória do Futebol

Autor: José Renato - 15/08/2011   Comentários Nenhum comentário

O meu interesse pela memória do futebol surgiu unicamente pelo fato de alguns de meus familiares que fizeram parte do futebol, como atores.

Como nunca fui lá estas coisas jogando, resolvi guardar os feitos de meus parentes. Para destacar apenas alguns deles:

- Alcides Santos, tio avô, fundador do Fortaleza

- Waldemar Caracas, meio parente, fundador do Ferroviário

- Felipe de Lima Santiago, avô, fundador do Floresta

- Walter Sátiro, tio avô, jogador do Maguary e Fortaleza

- Fernando Sátiro, tio e padrinho, jogador do Gentilândia, São Paulo, Ferroviária e XV de Piracicaba

- Evandro Carvalho, tio, jogador do Fortaleza e Usina Ceará

- Everardo Carvalho, tio, jogador do América

- Everton Carvalho, tio, jogador do Floresta

- Roberto Sátiro, tio, jogador do Ceará

- Silvio Sátiro, tio, jogador do Floresta

- José Renato, pai, ... bem não ia deixá-lo fora da lista rs rs rs....ele sempre achou que jogava muito... e hoje é Dia dos Pais.

Este amor pela memória do futebol ultrapassa muitas vezes o fato de eu ser torcedor, muito embora tenha deixado de frequentar estádio já faz muito tempo.

Sempre registrei nos milhares cadernos que possuo, muitas curiosidades, estatísticas e tudo o que achava legal sobre futebol, até que...

...tive o prazer de receber a equipe da ESPN em minha residência, por volta de 2001....e conheci a jornalista Paula Saldanha.

Ao ver o meu acervo, ela praticamente me intimou a ir atrás de, ao menos, tentar, uma publicação sobre futebol.

Com certeza devo muito a ela, pelas coisas boas que tenho desenvolvido relacionado a este esporte que tanto amo.

Desde então, já foram alguns livros e com certeza milhares de novos amigos.

Um deles, infelizmente, não está mais entre nós, Luiz Fernando Bindi...

Bindi foi convocado para atuar com outros tantos craques, em 2008, lá por cima....

Quando resolveu ir, deixou encaminhado um projeto sobre escudos e curiosidades de times do futebol de todo mundo, algo maravilhoso, que estava ainda incompleto.

Convidado pela Panda Books e contando com o apoio de seus familiares e amigos próximos, dei prosseguimento a este projeto deste grande amigo.

E eis que surge o "Os distintivos de futebol mais curiosos do mundo"  da Panda Books.

Com certeza, não cheguei sequer próximo da qualidade do texto dele, mas fiz o meu melhor.

Infelizmente não pudemos contar com muitos de nossos amigos em comum, mas com certeza os textos de Mauro Beting, Lélio Teixeira e Marcos Rosa, que abrem e encerram o livro, serviram para mostrar um pouco de tudo aquilo que era o Bindi.

Pois bem,  nos próximos dias irei encaminhar um convite para o lançamento desta obra, e gostaria muito de contar com a sua presença em prol da Memória do Futebol.



Paginação:  

Exibindo página 9 de 12 em um total de 93 registro(s).


Memória Futebol - todos os direitos reservados 2011

Ap1! Comunicação