• Twitter
  • Facebook

Blog Memória Futebol


Cincunegui: A Raça Uruguaia

Autor: Adriano Fernandes - 28/07/2013 Categoria: Adriano Fernandes   Comentários 2 comentários

Hector Carlos Cincunegui de Los Santos

Natural de Montevidéu, onde nasceu no dia 28 de julho de 1940, Hector Carlos Cincunegui de Los Santos, mais conhecido como Cincunegui,  iniciou a carreira no Danúbio (URU). Depois de uma ótima passagem pelo Nacional (URU), pelo qual conquistou o Mundial Interclubes, o atleta se transferiu, em 1968, para o Atlético-MG, onde jogou até 1973, atuando em 194 partidas com a camisa número quatro do Atlético e marcou 1 gol. 

Inicialmente, Cincunegui jogava na lateral direita. Porém, numa partida entre Nacional x Cruzeiro, foi improvisado na lateral esquerda, tendo um ótimo desempenho. Os dirigentes atleticanos adoraram e decidiram contratá-lo. Continuou atuando no Galo pelo lado esquerdo e se identificou desde o início com a torcida.

Logo na primeira partida contra o Cruzeiro, anulou o ponta Natal, que costumava se dar bem contra o Atlético.Foi campeão mineiro em 1970 e do Brasileiro, em 1971. Cincunegui ainda jogou a Copa do Mundo da Inglaterra pela Seleção do Uruguai.

Seu passe para o alvinegro custou 40 mil dólares, aproximadamente Cr$ 160 mil. Com frases de efeito, como "minha hincha (torcida) querida", depois, "minha massa querida", e, principalmente, com seu bom futebol e uma garra que poucos jogadores do Atlético souberam exibir, Cincunegui conquistou um espaço que o transformou num personagem quase lendário. 

Carismático, foi chamados pelos colegas de 'gringo' e disse em uma de suas muitas entrevistas, de não ter feito um inimigo em Belo Horizonte. Chegou a ter vários conflitos com o treinador Yustrich. Disputou a Copa do Mundo pela Seleção Uruguaia, na Inglaterra, em 1966. Campeão Sul-Americano pelo Uruguai em 1964, campeão mineiro de 1970 e campeão brasileiro de 1971. 

Fonte da Imagem: 100 anos Galo

Fonte: UOL Esportes / Galo Ddigital


Comentários

Nome: Cecilia

Que bien que os acordéis de jugadores
como Cincunegui y otros tantos.. Enhorabuena!


Nome: julio cesar

hector cincunegui no disputo la copa del mundo de londres 66, los laterales de uruguay eran ubiñas, forlan, eliseo alvarez y caetano, si fue campeon sudamericano en 1967


Deixe seu comentário

Nome:

Seu E-mail:

Assunto da Mensagem:

Mensagem:



Memória Futebol - todos os direitos reservados 2011

Ap1! Comunicação