• Twitter
  • Facebook

Blog Memória Futebol


Técnico mais novo do Brasil tem só 11 anos

16/10/2012 Categoria: Rafael Luis Azevedo   Comentários Nenhum comentário

 Wesley Bruno Costa da Silva

Por Rafael Luis 

O técnico mais novo do Brasil tem somente 11 anos. Não de carreira, é de idade mesmo. Wesley Bruno Costa da Silva queria um destino longe das drogas para os meninos do seu bairro, o Novo Barroso, na periferia de Fortaleza. Por isso ele fundou uma escolinha de futebol, no ano passado. Uma história de vida cativante que serve de exemplo neste Dia das Crianças.

A decisão de Wesley veio após a morte do irmão, de 16 anos, vítima do tráfico. “Desejo que os meninos fiquem longe da marginalidade. E o futebol é uma porta para isso”, explica o garoto, que cursa o 6º ano em uma escola pública municipal, mas que parece ter discurso de adulto.

Wesley é o treinador do Cearazinho, time infantil que joga num campo de terra do bairro. São apenas seis jogadores de cada lado, por isso o garoto aprendeu a ter jogo de cintura. “Eles ficam me perturbando: ‘Wesley, deixa eu entrar’, ‘se eu não jogar o time vai perder’, coisas do tipo. Mas técnico tem que saber trabalhar com pressão”, conta.

O mini-treinador tem espírito de liderança. Dá carão, mesmo nos garotos mais velhos. “Ele é brabo”, confirma Lucas Sousa, de 16 anos. Na véspera de jogos, tem até regime de concentração. “Tem que ir pra casa cedo. Se dormir tarde, vai render mal”, alerta.

Acolhido pelo técnico do Ceará, PC Gusmão, Wesley visitou o clube durante um treino, em setembro, após ter sua história descoberta pelo Globo Esporte local. Sem se intimidar, deu palestra aos jogadores e arrancou gargalhadas e semblantes de emoção. “Esse menino tem um brilho no olhar. Ele é especial, e certamente vai longe”, diz o treinador alvinegro. “Fico feliz de ver que acreditaram no sonho do meu filho”, agradece a dona de casa Francisca Costa de Sousa, 42.

Torcedor do Ceará, Wesley projeta virar técnico profissional já daqui a 15 anos. E sua meta é o próprio Porangabuçu. “O PC Gusmão que se cuide. Eu vou tomar o lugar dele”, brinca Wesley. Se hoje o clube tem o PC Gusmão, quem sabe no futuro ele será comandado pelo PC Gusminha.

Fonte da Imagem: Ceará SC

Fonte: Verminosos por Futebol em 12/10/2012


Comentários

Nenhum comentário até o momento.

Deixe seu comentário

Nome:

Seu E-mail:

Assunto da Mensagem:

Mensagem:



Memória Futebol - todos os direitos reservados 2011

Ap1! Comunicação