• Twitter
  • Facebook

Blog Memória Futebol


Washington César Santos

Autor: Adriano Fernandes - 03/01/2013 Categoria: Adriano Fernandes   Comentários 3 comentários

washington-01-4f0453120351d.jpg

Washington César Santos, o Washington, foi um dos grandes ídolos do Galícia na década de 80, fazendo parte daquele grande time que foi vice-campeão baiano em 1980 (relembre aqui). Depois, tornou-se ídolo no Atlético Paranaense e no Fluminense do Rio, tendo algumas participações pela Seleção Brasileira.

Qual é o torcedor azulino que acompanhava o time naquela época que não se lembra do antológico gol de bicicleta de Washington que foi eleito um dos melhores gols do Fantástico de todo o ano?

Washington começou a sua carreira no Galícia Esporte Clube de Salvador, tendo passado depois por Sport Club Corinthians Paulista, Operário Futebol Clube, Sport Club Internacional, Guarani Futebol Clube, Fortaleza Esporte Clube, entre outros, mas brilhou intensamente no Clube Atlético Paranaense e no Fluminense Football Club.

No Atlético Paranense foi campeão paranense em 1982 e grande ídolo desta torcida junto com Assis, com quem fazia uma dupla de ataque muito eficaz. Seu descobridor, o ex-técnico da Seleção, Aymoré Moreira, afirmava categoricamente que ele iria explodir logo. Demorou um pouco mais do que o esperado, mas aos 24 anos de idade, Washington marcou 23 gols no Campeonato Paranaense de 1982 e ajudou o Atlético a conquistar um título que não via há longos e negros doze anos.

Tendo se transferido para o Fluminense em 1983, junto com Assis, clube onde ganharam o apelido de “Casal 20″ (nome de seriado de TV de sucesso na época) fizeram o primeiro jogo em 2 de Julho de 1983, em que o Tricolor venceu o São Cristóvão de Futebol e Regatas por 3 a 0, na abertura do Campeonato Carioca, e Washington fez o terceiro gol da partida.

Pelo Fluminense Washington foi campeão brasileiro em 1984 e campeão carioca em 1983, 1984 e 1985, além de muitos outros títulos de menor expressão.

Com 1,88 m e grande impulsão, costumava levar grande vantagem sobre os zagueiros adversários. Quando tinha escanteio a favor do Fluminense, a torcida tricolor cantava :”Ão, ão, ão, na cabeça do negão…..”, o que invariavelmente preocupava muito as defesas adversárias e redundou em vários gols para o Fluminense.

Washington até os dias atuais é o oitavo maior artilheiro da história do Fluminense com 118 gols em 311 jogos.

Fonte da Imagem: Fliminense

Fonte: Granadeiros / Furacão.com


Comentários

Nome: fernando pereira

Vc tem certeza que esta foto é do Washigton?Esta parecendo o Assis,companheiro de ataque do Washington.
Washington,era um centroavante que além do bom cabeceio,era tecnico
e fazia bem o pivô.Ele fez parte daquela seleção que venceu os jogos panamericanos com Carlos Albeto Silva.


Nome: fernando pereira

Esta foto deve ser do Assis e não do Washington.
Washington era um centroavante de boa tecnica e bom cabeceio.Ele fez parte daquela seleção Brasileira que venceu os jogos panamericano em 1987 com Carlos Alberto Silva.


Nome: Beto Boullosa

A foto é mesmo de Washington.


Deixe seu comentário

Nome:

Seu E-mail:

Assunto da Mensagem:

Mensagem:



Memória Futebol - todos os direitos reservados 2011

Ap1! Comunicação