• Twitter
  • Facebook

Pesquisar

Assuntos

Alexandre Mesquita (2)
Álvaro Melo Filho (1)
André Plihal (1)
André Rocha (1)
Antônio Carlos Meninéa (1)
Auriel de Almeida (1)
Carol de Barba (1)
Celso Candido de Azambuja (1)
Celso de Campos Jr. (1)
Celso Unzelte (1)
Cesar Greco (1)
Cláudio Arreguy (1)
Cláudio Luis Neves Castellano (1)
Claudio Nogueira (1)
Conmebol (1)
Costa Machado (1)
Daniel Augusto Jr. (1)
Danielle Rosa (1)
Eduardo Coelho (1)
Eduardo Monsanto (1)
Eduardo Murta (1)
Emerson Gasperin (1)
Fausto Gamba Gonçalves (1)
Felipe Andreoli (1)
Felipe de Queiroz (1)
Fernando Razzo Galuppo (2)
Francisco Lima Lemos (1)
Gabriel Davi Pierin (1)
Gabriel Lopes Vieira (1)
Gloria Alves (1)
Gustavo Grabia (1)
Igor Ramos (1)
Jones Lopes da Silva (1)
José Paulo de Andrade (1)
José Renato Sátiro Santiago Junior (1)
Kenny Braga (1)
Lennita Oliveira Ruggi (1)
Lúcio Humberto Saretta (1)
Marcelo Aramis (1)
Marcelo Ferla (1)
Maurício Murad (1)
Mauro Beting (1)
Michael Serra (1)
Milton Neves (1)
Odir Cunha (1)
Paulo Luna (1)
Paulo Roberto Falcão (1)
Rafael Casé (1)
Renato Zanata Arnos (1)
Renê Simões (1)
Rogério da Cunha Voser (1)
Ruy Castro (1)
Salomão Esper (1)
Sergio Trigo (1)
Thiago Arantes (1)
Vicente Fonseca (1)
Vicente Henrique Baroffaldi (2)
Vitor Loureiro Sion (1)
W. Ney Hubener (1)
Washington Olivetto (1)
Wladimir Miranda (1)
Ana Carla Portella (1)
Fernando Leite (1)
Gustavo Roman (1)
Jefferson Almeida (2)
Luiz Fernando Bindi (1)
Marco Antonio Azevedo (1)
Marcos G. Guimarães (1)
Mauro Beting (1)
Odir Cunha (1)
Renato F. de Souza (1)
Rodrigo Taves (1)
Rui Branquinho (1)

Publicações Memória Futebol

Nesta área são apresentadas as publicações, revistas, livros relacionados com futebol. A intenção é formar
um importante banco de dados disponível para consulta e pesquisa. Sempre que houver interesse em
conhecer alguma destas publicações, não deixe de entrar em contato.

Bíblia do São-paulino

Bíblia do São-paulino

Autor: Michael Serra, Rui Branquinho   Assunto: Equipe Nacional  Tipo: Livro  Editora: Panda Books    Ano de Publicação: 2012

O clube mais jovem dentre os 12 maiores do Brasil é também o mais vitorioso. O São Paulo Futebol Clube coleciona histórias ricas e títulos inesquecíveis para seu torcedor. Selecionar pedaços importantes da trajetória tricolor não é uma tarefa fácil. Coube a Rui Branquinho e Michael Serra elaborar a “Bíblia do São-paulino”.

A obra possui um livro com toda a história do SPFC em formato de bíblia, desde o início até os dias de hoje. Além disso, a caixa possui reproduções (fac-símiles) de produtos que fará o torcedor fanático pelo clube relembrar as “glórias do passado” ou conhecer mais sobre o tricolor. Conheça algumas das reproduções que fazem parte do box:

• Jornais e revistas com as manchetes das grandes conquistas e cartaz do Mundial Interclubes;
• Cartão-postal do Estádio do Morumbi e cartão assinado por Cícero Pompeu de Toledo;
• Aviso aos sócios sobre a inauguração do estádio, assinado por Laudo Natel;
• Carteirinha de Careca, RG de Leônidas da Silva e ficha cadastral de Adhemar Ferreira da Silva;
• Título de propriedade de cadeira cativa de 1960 e atestado libertatório de Sastre, do Independiente da Argentina;
• Partitura com o hino, de 1966;
• Ingresso autografado do Mundial Interclubes do Japão e jornal japonês após a conquista do Mundial de 2005;
• Diploma do Guiness Book para Rogério Ceni, pelo maior número de gols marcados por um goleiro;
• Carnê da “Campanha do Cimento” para a construção do estádio, de 1953;
• Ingressos do primeiro jogo do Morumbi, dos Mundiais de 92 e 93, da final da Libertadores de 92 e do milésimo jogo de Rogério Ceni;
• Cards comemorativos da Série Morumbi 50 anos;
• Livreto do São Paulo em homenagem a Eder Jofre.

A “Bíblia do São-paulino” é um produto oficial licenciado pelo São Paulo Futebol Clube.

 


“Ferroviária em Campo” - Seis décadas de futebol da Ferroviária de Araraquara

“Ferroviária em Campo” - Seis décadas de futebol da Ferroviária de Araraquara

Autor: Vicente Henrique Baroffaldi   Assunto: Equipe Nacional  Tipo: Livro  Editora: Pontes Editores     Ano de Publicação: 2010

Ferroviária Em Campo é um estudo sobre os 60 anos de futebol da Ferroviária de Araraquara; um retrospecto da caminhada do clube ao longo de seis décadas. Enfoca fundamentalmente os dados estatísticos e demonstra que, não obstante as adversidades enfrentadas pelos clubes interioranos, a Ferroviária não apenas subsiste como também consegue ter números positivos em levantamentos que se faça nos cenários internacional, nacional e estadual. Sua história é expressiva, tendo sido contada com propriedade por catedráticos da qualidade de um prof. Antônio Jorge Moreira e de um dr. Luís Marcelo Inaco Cirino, nos quais o autor deste ensaio se inspirou para conduzir a sua pesquisa. A motivação maior é prestar uma homenagem à agremiação que tanto divulga o nome de Araraquara, bem como à sua apaixonada torcida. Quantas vezes a vibrante torcida da Ferrinha não terá ouvido, no transcurso desse tempo, nas transmissões das emissoras de rádio, emitida por empolgados locutores e repórteres de campo, a expressão Ferroviária em campo, e a partir daí se desencadeando fortes emoções?

 


XV - O Alviceleste do Carmo  -  Histórias da várzea com pitadas de memórias grenás

XV - O Alviceleste do Carmo - Histórias da várzea com pitadas de memórias grenás

Autor: Vicente Henrique Baroffaldi   Assunto: Equipe Nacional  Tipo: Livro  Editora: Editora Pontes    Ano de Publicação: 2011

Este livro aborda a história do XV de Novembro Futebol Clube, time varzeano que se formou no bairro do Carmo, em Araraquara, em setembro de 1968 e que vingou até o início da década seguinte, mais exatamente em janeiro de 1973. Trata, numa linguagem informal e bem humorada, da trajetória de um time descompromissado, distante de competições oficiais, vertendo suas atividades apenas para jogos amistosos que serviram de entretenimento a um grupo de esportistas amantes da prática salutar do futebol. Destaca também a caminhada da Ferroviária de Araraquara no mesmo período. As passagens são narradas paralelamente, ganhando, a gloriosa Locomotiva, um espaço especial

 


Futebol, paixão e desilusão do outro lado do campo

Futebol, paixão e desilusão do outro lado do campo

Autor: Francisco Lima Lemos   Assunto: Equipe Nacional, Jogador, Treinamento  Tipo: Livro  Editora: Allprint    Ano de Publicação: 2011

Este livro é fruto de muitos anos de experiência vivida no meio esportivo. Futebol – Paixão e Desilusão, do outro lado do campo, leva o leitor a refletir sobre os caminhos nebulosos e suas conseqüências, quando percorridos por àquela criança que decide ser jogador de futebol a qualquer preço. Os personagens, através dos diálogos travados entre eles, penetram nos meandros do futebol e extraem histórias que aconteceram comigo, com você, ou com alguém. Ao ler o livro, você verá que muitas coisas que acontecem nas categorias de base de alguns clubes são resultados da falta de profissionalismo e de cuidados com as jóias que possuem; as crianças.

 


No último minuto - A história de Escurinho: futebol, violão e fantasia

No último minuto - A história de Escurinho: futebol, violão e fantasia

Autor: Jones Lopes da Silva   Assunto: Jogador  Tipo: Livro  Editora: Signi Estratégia    Ano de Publicação: 2011

Uma merecida homenagem ao ídolo colorado Escurinho escrita pelo jornalista Jones Lopes da Silva, "No último minuto - A história de Escurinho: futebol, violão e fantasia".

As páginas resultaram de mais de quatro anos de entrevistas, com mais de 300 pessoas. Parte do resultado pode ser visto na ZH em uma série especial, publicada em janeiro do ano passado.

Jones reconta os momentos de Escurinho em campo, mostra a história de um craque sonhador, que muito entrou nos jogos apenas nos últimos minutos. Fora o futebol, o livro também dá espaço a outras paixões do craque, como a música e o violão.

Escurinho acompanhou a produção do livro até quase as últimas páginas, quando acabou falecendo em setembro de 2011.

 


São Marcos de Palestra Itália

São Marcos de Palestra Itália

Autor: Celso de Campos Jr.   Assunto: Equipe Nacional, Jogador  Tipo: Livro  Editora: Realejo    Ano de Publicação: 2011

“Deixei de ser só profissional quando recusei os milhões do Arsenal para jogar a Série B. Ali, já falei com o coração.” Essa e outras declarações marcantes do goleiro Marcos estão em “São Marcos de Palestra Itália”, livro publicado pela Realejo Edições e que chega às principais livrarias do país em dezembro.

O jornalista e escritor Celso de Campos Jr., autor da consagrada biografia do sambista Adoniran Barbosa, reconta em 304 páginas a trajetória do caipirão que chegou ao Palmeiras com a fama de ter sido trocado por doze pares de chuteiras e alcançou o topo do mundo como titular da Seleção Brasileira pentacampeã na Copa de 2002.

Bem documentado e criterioso, mas com texto leve e descontraído, acompanhado por uma centena de fotografias – incluindo raras imagens da época em que o craque ainda tinha cabelo! –, o livro dá uma nova dimensão à figura do ídolo.

“Era uma história que, definitivamente, merecia ser contada – com o rigor jornalístico e a independência que se aplicam a uma biografia ou a uma grande reportagem, sim, mas sem perder de vista o tom descontraído do folclore que cerca o futebol, seus protagonistas e seus fiéis seguidores. Decidi então matar no peito e encarar o desafio”, explica Celso de Campos Jr..

“São Marcos de Palestra Itália” foi idealizado em 2003, quando o goleiro demonstrou uma paixão incomum no mundo do esporte profissional ao recusar a milionária proposta do Arsenal, na Inglaterra, para jogar a segunda divisão do Brasileiro com o Palmeiras. Mas as folhas do calendário voaram mais rápido que os cabelos do rapaz de Oriente – e eis que já estávamos na temporada de 2011.

Nesses oito anos, Marcos solidificou-se como um personagem ímpar no futebol nacional: sua sinceridade, sua competência e sua lealdade lhe renderam a devoção incondicional da massa palmeirense e, caso raro, a admiração das torcidas rivais. Em uma era de atletas cada vez concebidos e alimentados pelo marketing, o pentacampeão manteve a mesma autenticidade daquele jovem caipira que, em 1992, desembarcou em São Paulo para tentar a sorte no Palmeiras.
Toda essa trajetória está em “São Marcos de Palestra Itália”, um livro que, longe de santificar o homem, humaniza o santo.

 


Paginação:  

Memória Futebol - todos os direitos reservados 2011

Ap1! Comunicação